Em quase sete décadas de existência e missão, a história do Hospital Salvatoriano Divino Salvador se entrelaça com a história do povo e da cidade de Videira. As Irmãs Salvatorianas chegaram à Vila de Perdizes em dezembro de 1936, com a missão de trabalhar inicialmente na educação e evangelização.
A partir de 8 de maio de 1939, as Irmãs passaram a atuar também na área da saúde, devido às necessidades da comunidade, no Sanatório Santa Catarina (que era uma propriedade familiar) e, posteriormente, no mesmo local, com o nome de Hospital São José. Ainda na década de 1940, as Irmãs Salvatorianas também passaram a atuar em outro hospital familiar existente na cidade, o Hospital Santo Antônio — localizado nas dependências do atual Hospital Salvatoriano Santa Maria.
Em 19 de setembro de 1956, as Irmãs Salvatorianas inauguraram um hospital próprio, com o nome de Hospital Divino Salvador.
Foram muitas as dificuldades enfrentadas, mas o objetivo almejado foi alcançado. São quase 70 anos que representam vidas doadas em prol de outras vidas; são quase 70 anos em que fazemos parte da história de Videira e região, atendendo aqueles que vêm em busca de melhora de sua saúde, participando da alegria de um nascimento, de uma alta, ou sendo presença junto às pessoas que retornaram à Casa do Pai, oferecendo alento aos seus familiares.
Nestas quase sete décadas, o hospital passou por muitas transformações. Mudaram os tempos, as estruturas, os equipamentos e as pessoas que colaboram na missão. Mas o ideal Salvatoriano nunca mudou! O carisma de “Tornar Jesus, O Salvador, conhecido e amado” está enraizado em nossa história, e renovamos continuamente o compromisso com o cuidado humanizado, cuidando e salvando vidas.